O significado do termo

A palavra “cristão” é usada apenas três vezes na Bíblia. Em Atos 11:26, está escrito que "Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". As outras ocasiões em que o termo é usado aparecem em Atos 26:28 e 1 Pedro 4:16 .

Na Bíblia, pela palavra cristão entende-se como sendo o povo de Deus durante o tempo presente, desde a morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo, e a vinda do Espírito Santo; e antes da segunda vinda do Senhor. Nas Escrituras, essas pessoas de Deus geralmente são chamadas de irmãos, discípulos ou santos, embora estes termos não sejam utilizados apenas aos salvos durante a presente dispensação. A palavra cristão, no entanto, pode ser usada em um duplo sentido; podemos aplica-la somente aqueles que são cristãos verdadeiros, isto é, aqueles que são nascidos de Deus, tem seus pecados perdoados e nos quais habita o Espírito Santo; ou, em um sentido geral aplicável a todas as pessoas batizadas; e neste último grande parte de todos os habitantes do mundo, são cristãos. Diferente dos cristãos verdadeiros, os meramente professos, são de fato cristãos em responsabilidade e possuem imensos privilégios; no entanto, isso só tornará sua desgraça mais terrível, a menos que se arrependam e creiam antes que seja tarde demais. Está escrito: "o servo que soube a vontade do seu Senhor (isto é, o cristão nominal) e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será açoitado com muitos açoites. Mas o que não conheceu ("os pagãos) e fez coisas dignas de açoite, com poucos açoites será castigado. De todo aquele a quem muito é dado, muito será pedido; e daquele a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido" (Lucas 12:47-48).

O objetivo desta série é procurar desdobrar algo das bênçãos, privilégios e responsabilidades do verdadeiro cristão; contudo, se você, meu leitor, seja um daqueles que meramente tem um nome para viver, mas está morto em delitos e pecados; então, neste caso, peço-lhe, antes que seja tarde demais, antes de ler este texto, pensar que coisa terrível é ter o nome de cristão, e ainda estar verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo. 

“Não se engane: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna" ( Gálatas 6: 7-8.) Está escrito: "como escaparemos nós, se não atentarmos [não dermos atenção] para uma tão grande salvação". E novamente: "horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" ( Hebreus 2:3 ; Hebreus 10:31). Volte-se para Deus enquanto ainda há tempo, invoque-o enquanto Ele está perto, enquanto a porta da salvação ainda está aberta. Ele é misericordioso e gracioso. Ele não te lançará fora, mas te receberá com infinito amor, apagará todos os teus pecados, te fará Seu filho agora e depois te receberá em glória; tudo em virtude dos méritos e morte do Seu Filho Jesus Cristo. Mas se você não se voltar, então, tenha certeza de que Aquele que não poupou o Seu próprio Filho na cruz, mas O abandonou, certamente não poupará você; mas te lançará para sempre da Sua presença no lago de fogo.


Baseado no texto de Sydney Long Jacob

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"