Habacuque

Pavilhão, Israelita, Israel, Judaica, Nação, Banner


Profeticamente, Habacuque representa o remanescente fiel em Israel e, sendo assim, está sobrecarregado com o pecado do povo e com o julgamento que resultará. “Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas que não suas” (Habacuque 1:6).

De maneira prática, aprendemos deste profeta a bênção de esperar em Deus com fé e esperança, mesmo em tempos difíceis e sombrios. Ele observa e espera a resposta de Deus na fortaleza e declara: “Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei, para ver o que fala comigo e que resposta terei à minha queixa. Então, o SENHOR me respondeu...” (Habacuque 2:1-2).

O livro conclui com uma oração de fé cheia de confiança e alegria no Senhor, apesar das circunstâncias. “Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:18).

“O justo viverá pela fé”, (final do versículo 4 do capítulo 2) é citado três vezes no Novo Testamento (Romanos 1:17, Gálatas 3:11, Hebreus 10:38).


Baseado nos escritos de Jim Hyland

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"