5 - Encorajar: uma palavra muito necessária para o dia em que vivemos


Você já foi um encorajador?

Dicionário de Webster define encorajar como "inspirar com coragem e esperança"... "ajudar".
Olhe em volta e tente ajudar alguém que esteja tendo dificuldades ou passando por uma situação difícil em sua vida. Existem muitas maneiras pelas quais podemos encorajar outros crentes.

Talvez um jovem cristão esteja desencorajado ou desanimado. Saia do seu caminho para passar algum tempo com eles, mesmo que isso signifique ser apenas um bom ouvinte. Cite e compartilhe algumas Escrituras que você mesmo apreciou. Ore com eles. Seja um amigo, etc.
Talvez uma mãe precise de ajuda com seus filhos. Talvez ser uma babá por uma ou duas horas para que ela possa realizar algumas tarefas ou apenas fazer algumas compras muito necessárias.
Há muitos santos idosos que estão sentindo o peso dos anos, sozinhos, incapazes ou isolados. Sente-se ao lado da cama, compartilhe de Cristo, ajude de alguma forma. Talvez eles precisem de alguém para escrever um recado ou levá-los a algum compromisso. Ouça eles derramarem seu coração. Demonstre simpatia! Seja terno e compreensivo.

A vida nesta sociedade rápida de hoje é muita pressão. Muitos estão simplesmente cansados da rotina diária, como os filhos de Israel em Números 21:4. "E a alma do povo estava muito desanimada por causa do caminho". Pegue a mão de alguém e ajude-o em um trecho difícil em seu caminho. Não é preciso muito para ser um encorajador.
Seja vigilante. Procure oportunidades!

Em certa ocasião, Davi e os que estavam com ele ficaram desanimados, porque as circunstâncias pareciam sufocar. A cidade de Ziclague foi incendiada e muitos foram capturados, incluindo as duas esposas de Davi. Quão belo de ler: "Mas Davi se confortou no Senhor seu Deus", 1 Samuel 30:6. Como resultado, ele foi capaz de encorajar seus homens, e houve uma grande vitória naquele dia. Que exemplo! Que possamos aprender a encorajar! Leva tempo, esforço e abnegação. Mas não apenas os outros serão fortalecidos e ajudados, mas nós também receberemos os benefícios para nossa própria alma. A Palavra nos lembre: "Quem rega, também será regado", Provérbios 11:25.

Encorajar um ao outro
Encorajar no Senhor;
Há tanto desânimo,
Muitos precisam de uma palavra.

Eleve os santos - seus irmãos,
Inspire e fortaleça cada um
Até que finalmente possamos ver.
O objetivo que aguardamos.


Série Edificação, exortação e conforto - 21 artigos de ministério prático baseado na Palavra de Deus escritos por Jim Hyland

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"