21 - Naufrágios no caminho da vida


"Ele os levou em segurança". Salmo 78:52


Início
Todos os dias, ao nosso redor, há lições práticas, bíblicas, a serem aprendidas até mesmo nos acontecimentos mais rotineiros e mundanos da nossa vida e das circunstâncias normais do dia a dia.

Por exemplo, a maioria de nós dirige um veículo com rodas pensando muito pouco para fazer esse veículo se mover. É apenas parte do funcionamento da sociedade, do ritmo agitado e estilo de vida do século XXI. Muitos de nós podem ter se envolvido em um acidente de um tipo ou de outro desde que passamos a "dirigir", e a partir desta prática diária, assim como outras ocorrências comuns, há talvez algo a ser aprendido e observado, em relação à nossa jornada na estrada da vida, que as analogias simples feitas neste livreto, junto com as Escrituras citadas, sejam uma advertência e um encorajamento para cristãos, companheiros de viagem e especialmente os jovens.

"Conservando a fé e a boa consciência, rejeitando a qual alguns fizeram... NAUFRÁGIO, "1 Timóteo 1:19.

Assim como há muitos veículos batidos nas ruas e estradas que dirigimos todos os dias, há muitos desastres espirituais, morais e até físicos na estrada da vida. Um acidente de veículo é muitas vezes o resultado de uma distração ou tirar os olhos da estrada, mesmo que por um breve momento. Isso é verdade em nossa vida também. Como cristãos, ficamos distraídos pelas coisas deste mundo, nos concentramos nelas e não no Senhor Jesus que disse: "Eu sou o caminho", João 14:6.

Às vezes, um acidente de carro é causado por alguém que atrapalha nosso avanço, atravessando na nossa frente ou parando em nosso caminho. Da mesma forma, nosso inimigo, Satanás, tenta impedir nosso progresso espiritual por bloqueios no caminho, de um tipo ou outro. Estes bloqueios e atrasos ser inúmeros... família, estudos, dinheiro, esporte, ou mesmo apenas a rotina da vida diária e da sociedade em geral.

Muitas vezes acidentes ocorrem por causa do sono. Isso também é verdade em nossa vida espiritual. Nos tornamos descuidados, oprimidos pelas circunstâncias e provações, ou simplesmente indiferentes às valas, buracos e armadilhas ao nosso redor. A Bíblia nos adverte: " Já é hora de despertarmos do sono", Romanos 13:11.

No caminho da fé é necessário vigilância e concentração, do contrário, nos desviaremos para o pecado e nos encontraremos náufragos espirituais. Que possamos ter cuidado para não nos tornarmos espiritualmente sonolentos.

Um acidente pode ser causado por não prestar atenção. Não prestar atenção aos sinais de trânsito, condições meteorológicas, mapa ou até mesmos ao seguirmos por uma rua errada.

Não prestar atenção as pessoas a nossa volta pode ser um perigo também. Nem sempre estamos tão alertas quanto deveríamos, e isso nos leva a perdermos, confundirmos, irmos a lugares que não deveríamos e, talvez, no final, sofremos um acidente. Que possamos trilhar com o cuidado necessário nosso caminho de fé! Que possamos estar alertas o tempo todo! Neste caminho, precisamos estar acordados! As Escrituras nos dizem:
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação", Mateus 26:41

Muitas vezes, ao dirigir, achamos que sabemos o melhor caminho e nem sequer nos preocupamos em consultar o mapa ou o endereço, talvez traçado ou escrito por alguém que viajou pelo caminho ou conhecia o caminho à nossa frente. Que possamos ler todos os dias na Palavra as instruções de Deus para nossas vidas. Ou estamos tentando achar nosso próprio caminho e tomar nossas próprias decisões com nossos achismos?
"Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos". Jeremias 10:23

Acidentes na estrada podem acontecer porque estamos viajando com alguém que está nos distraindo, dando conselhos ruins, ou mesmo passando endereços errados. Isso também é verdade nas coisas espirituais. Que possamos a todo tempo nos certificar de que estamos viajando na companhia daqueles que são uma ajuda e encorajamento para nós, e que nos dão bons conselhos e orientações tendo como base a Palavra de Deus.
"Sou companheiro de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos", Salmo 119:63.

Outra causa de acidentes é deliberadamente desobedecer ou ignorar os sinais de trânsito. Da mesma forma, em nossa vida em Cristo, desobedecer ou negligenciar as instruções e orientações da Palavra de Deus pode ser desastroso.

A alta velocidade também não é boa. Quantos acidentes acontecem por causa de uma pessoa correndo pelas estradas. Às vezes chegamos diante do Senhor, pensamos que nosso "timimg" é melhor que O dele, e não estamos dispostos a esperar por Ele e Nele. Vivemos em um dia de alta velocidade para tudo! Estamos todos com pressa! Mas é bom aprender a desacelerar em nossa vida de seguir a Cristo.
"Espere no SENHOR e siga Seu caminho", Salmo 37:34.

Felizmente, para um cristão, sempre existe "reparo", não importa o quão amassada e destruída nossa vida possa se tornar. Um veículo pode sofrer uma perda total, mas para aquele que conhece a Cristo, sempre há restauração. O rei Davi pecou e teve "batida moral" em sua vida. Você pode ler sobre esse acidente em 2 Samuel 11, Deus deixou registrado por inspiração divina como advertência para nós. Mas Davi poderia afirmar mais tarde: "Ele restaura a minha alma", Salmo 23:3 (JND).

No entanto, pode haver muitas marcas e arranhões que teremos que carregar para o resto de nossas vidas. Davi foi alegre e totalmente restaurado ao Senhor em sua alma. Podemos ler no Salmo 51, que é sua oração de arrependimento, quando seu pecado é trazido diante dele por Natã, o profeta. No governo de Deus, a Escritura declara: "A espada nunca se afastará de tua casa", 2 Samuel 12:10 (JND).

Sim, frequentemente o pecado tem consequências que permanecem conosco pelo resto de nossas vidas! Não é questão de nossa salvação eterna, que pela graça de Deus está segura eternamente em Cristo Jesus. Mas a Bíblia nos diz de forma clara e fiel: "Não vos enganeis; de Deus não se zomba. Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará", Gálatas 6:7.

Não sofreremos um acidente se estivermos percorrendo o caminho da vida em completa dependência do Senhor Jesus Cristo, Aquele que prometeu nos levar em segurança até nosso destino final... a casa do Pai. Que possamos manter nosso olhar no objetivo e estarmos sempre atentos aos perigos e seduções ao nosso redor. Aqui está um bom versículo para lembrarmos a respeito do povo de Deus, os israelitas, que estavam viajando pelo deserto até a Terra Prometida:
"Vamos pela estrada real, não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda", Números 20:17.

Nosso Guia celestial é totalmente capaz! Que possamos confiar em Sua orientação, direção e sabedoria, todos os dias da nossa vida!

"Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas", Provérbios 3:5, 6.

Gostaria de concluir com um apelo a qualquer um que ainda esteja perdido e em seus pecados. Se você está viajando pela estrada da vida sem o Senhor Jesus Cristo como seu Salvador, você não apenas naufragará nesta vida, mas também terminará em tragédia, desastre e destruição eterna irrecuperável no inferno. Deus adverte claramente:
"Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte", Provérbios 14:12.
A grande pergunta é... Você está no caminho certo?
Às vezes, em uma jornada, achei que estava no caminho certo, mas na verdade estava longe disso, indo na direção oposta ao que eu esperava.

O caminho da salvação de Deus para os perdidos, e bênção para os que creem, tem sido muito claro em Sua Palavra... o guia da vida, o caminho divino do atlas para o homem. Busque e depois ande nele todos os dias.
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e largo é o caminho que leva à destruição,
e muitos são os que entram por ela: porque estreita é a porta, e estreito é o caminho que conduz a ela, e poucos são os que a encontram", Mateus 7:13-14 (JND).

Muitos de nós tiraram suas carteiras de motorista, fazendo um exame escrito, um teste prático e atendendo a determinados requisitos estabelecidos pelo governo. No entanto, para começar no caminho cristão da fé, devemos simplesmente receber o Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador e sermos lavados em Seu precioso sangue.
A jornada da vida, falando da vida natural, começa no nascimento. A jornada da vida, espiritualmente falando, começa quando somos salvos.
Quando Saulo de Tarso foi "atingido" na estrada para Damasco, foi uma reviravolta completa em sua vida. Ele começou uma nova jornada, seguindo uma nova estrada... o caminho cristão.


PS: Quando este livreto foi escrito, tendo em especial nossos preciosos jovens em mente, há naufrágios no caminho da vida de todos em idades e experiências. Acidentes podem acontecer a qualquer um se não formos cuidadosos, atentos, alertas e vigilantes. Temos o exemplo no Antigo Testamento do rei Salomão, que começou bem para o Senhor, mas ao lermos o livro de Eclesiastes descobrimos o que aconteceu no final. Ele parecia ter perdido completamente o caminho, para sua tristeza e pesar. Ele próprio adverte: "um rei velho e insensato, que se não deixa mais admoestar", Eclesiastes 4:13.

O apóstolo João fala disso como "a soberba da vida", 1 João 2:16.

Muitas pessoas nas Escrituras tiveram um bom começo, mas um final ruim. Se foi real, como no caso de Salomão, eles certamente estarão no céu. Mas Deus não quer que tenhamos apenas um bom começo, Ele quer que tenhamos uma boa conclusão também. Não é apenas o começo de uma corrida que conta, mas, na verdade, o mais importante é o final. Tudo o que precisamos para a estrada da vida é fornecido.
"Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade", 2 Pedro 1:3.

Sim, podemos terminar nossa jornada maltratados, ralados, batidos e amassados.
Ou como o apóstolo Paulo... Sua oração era "para que pudesse terminar sua carreira com alegria", Atos 20:24.
Ele pôde afirmar no final, "Acabei a carreira, guardei a fé", 2 Timóteo 4:7.

Na jornada da vida, muitas estradas e caminhos podem ser difíceis;
As armadilhas são muitas, as coisas ficam complicadas!
Mas Jesus está conosco e Ele é o nosso guia;
Ele nos mantém e nos protege quando, somente nEle, confiamos.

Ao seguir seu caminho, lembre-se de orar,
Consulte a sua Bíblia, o "mapa de Deus", todos os dias;
E confie no Salvador, sempre atento para ver,

Voltas e perigos se escondem constantemente.

Não, você não sofrerá um acidente, seus olhos estão em Cristo,
Você descobrirá no final que Sua orientação foi suficiente:
E tudo o que você precisava, Nele você tinha encontrado,
Para te trazer a salvo, e com abundante triunfo.


Série Edificação, exortação e conforto - 21 artigos de ministério prático baseado na Palavra de Deus escritos por Jim Hyland

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"