15 - Estada: uma palavra para estrangeiros e peregrinos


"Amados, rogo-vos como estrangeiros e peregrinos, que vos abstenhais dos desejos carnais, que combatem contra a alma", 1 Pedro 2:11.

"Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra", Hebreus 11:13.

Um peregrino é uma pessoa que fica temporariamente em um determinado lugar... uma pessoa que não é um residente permanente... mas provisório. É isso que o crente, que é um cidadão do céu, deve ter em mente. Que ele, ou ela, possam andar por este mundo como um(a) estrangeiro(a) e peregrino(a).

Observe a ordem nas duas Escrituras citadas acima. Não são peregrinos e estrangeiros, mas estrangeiros e peregrinos. Isto é muito importante!

Um estrangeiro é aquele que não pertence: um estranho, um "de fora".
Não somos deste mundo, "mas concidadãos dos Santos e da família de Deus", Efésios 2:19.
"Pois a nossa cidadania está no céu", Filipenses 3:20 (JND).
Quando perdemos de vista o fato que somos estrangeiros, também perdemos de vista o fato que somos peregrinos. Porque, um peregrino é aquele que está apenas passando. Se nos assentarmos e esquecermos de nosso chamado celestial, não viveremos como aqueles que estão a caminho de outra terra - o céu. Vamos nos tornar mundanos e começar a ter nossos objetivos, esperanças e aspirações em torno de coisas temporais. Não exibiremos um caráter de peregrino verdadeiro.

Que possamos como aqueles de Hebreus 11:16, manter os olhos da fé em "uma pátria melhor". Foi isso que os levou a confessar que eram "estrangeiros e peregrinos".
Essa verdade na alma também nos impedirá de "desejos carnais". Isso nos fará viver para a glória de Deus e não para nós mesmos.
Que isso seja verdade para todo crente!

"Viva em temor (profundo respeito por Deus, por Seu Filho - Nosso Senhor - e seus pensamentos, suas glórias) durante o tempo da vossa peregrinação", 1 Pedro 1:17.

Este mundo não é nosso lar agora
Como estranhos passamos,
almejando uma pátria melhor,
Com um amanhecer eterno.

Como peregrinos seguindo,
Para frente e para cima;
Somos cidadãos do céu
Nossa jornada termina lá.


Série Edificação, exortação e conforto - 21 artigos de ministério prático baseado na Palavra de Deus escritos por Jim Hyland

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"