Seguidor Fiel - Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 8


Ele viu

“Calebe, filho de Jefoné” (Números 13: 6).


Também é de se notar que o nome do pai de Calebe era Jefoné. Como observamos frequentemente, os nomes e seus significados nas Escrituras, muitas vezes, levam um grande significado. O nome Jefoné significa, Ele viu. Neste momento, não queremos avançar em nossas aplicações e figuras, mas talvez no significado de Jefoné exista uma lição para nós. Sugiro simplesmente que, fazendo uma aplicação, Calebe foi criado em uma casa onde "ele viu" a verdade pela perspectiva de um pai temente a Deus.

Percebo que pode haver alguns leitores que não foram criados em um lar cristão, e é maravilhoso quando os olhos espirituais são abertos, pelo Espírito de Deus, às vezes usando outros como instrumentos (em nossa juventude ou mesmo mais tarde na vida), “para contemplar a beleza do Senhor” (Salmo 27:4). Mas muitos, como eu, cresceram em lares, onde nossos pais nos mostraram essas coisas desde os primeiros dias de nossa infância. Eles liam a Bíblia para nós, oravam conosco e por uma caminhada piedosa, alegre e consistente davam testemunho do que criam. Também nos levaram às reuniões semanalmente, onde a Bíblia era lida e a verdade ministrada. Que lugar de bênção e privilégio para ser criado, mas que responsabilidade também. Novamente Paulo exortou Timóteo, "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:14-15). Timóteo tinha sido educado ouvindo a Palavra de Deus, e o desejo de Paulo era que ele continuasse a valorizar e andar na excelência dela.

Embora valorizamos sermos criados em um lugar de favor e bênção, ainda assim chegou a hora na vida de Calebe em que ele teria que tomar uma posição por conta própria em relação a verdade. E assim é com todos nós. Mesmo considerando uma herança divina, chegará o dia em que devemos por nós mesmos comprar a verdade. Como nos é dito em Provérbios 23:23: "Compra a verdade e não a vendas; e também a sabedoria, e a disciplina, e a prudência". Nunca valorizamos corretamente algo até compra-lo para nós mesmos. O evangelho é de graça para o destinatário, e agradecemos por isso, mas devemos comprar a verdade. Se um dos meus filhos quiser algo e eu lhes der o dinheiro para comprá-lo, ou eu mesmo comprar para eles, é possível que eles possam ter alguma apreciação por isso. No entanto, se eu os encorajar a economizar de sua mesada ou gastar o dinheiro e eles próprios
para adquirir isso, agora eles têm uma apreciação maior porque eles sabem o verdadeiro valor e custo do item.

Quer tenhamos sido criados na verdade, quer tenhamos sido levados à verdade, como foi dito, devemos comprá-la por nós mesmos. E mais do que isso, devemos nos apegar firmemente a ela ou vamos perdê-la. Não somente cada indivíduo é testado, mas toda geração que é criada na verdade e um lugar de privilégio é testada coletivamente também.

Alguém colocou desta forma:

• A primeira geração compra a verdade, geralmente com grande custo.

• A segunda geração desfruta disso.

• A terceira geração frequentemente (nem sempre) a desperdiça.

Sou grato à Deus por um pai que planejou sua vida e a vida de sua família, ao redor do Senhor, reuniões para adoração, ministério e oração, e de acordo com a Palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"