Seguidor Fiel - Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 19


O governo de Deus


"Dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, e todavia me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que com juramento prometi a seus pais, sim nenhum daqueles que me desprezaram a verá" (Números 14:22-23).

Por mais fiéis e sinceros que fossem os pedidos de Calebe, o coração do povo era tal que eles se recusaram a ouvir. Como resultado, Deus disse que eles teriam que vagar pelo deserto por quarenta anos até que toda aquela geração de homens tivesse morrido. Talvez parecesse duro, mas lembre-se, o governo de Deus em nossas vidas como crentes é verdadeiramente real. Nada passa despercebido, a descrença, o pecado e a vontade própria têm suas consequências. "Não vos enganeis; de Deus não se zomba. Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7).

Os israelitas haviam tentado ao Senhor dez vezes. Dez, nas Escrituras, fala da responsabilidade do homem para com Deus, e eles falharam completamente e totalmente em sua responsabilidade. Como resultado, eles vagaram no deserto por quarenta anos, quarenta fala do tempo completo dos testes de Deus. Observe que eles passaram um ano no deserto por cada dia que os espias gastaram em sua missão. "Passados quarenta dias, voltaram de espiarem a terra...  
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos e conhecereis o meu afastamento” (Números 13:25; 14:34).

A história do deserto, em geral, traz dois grandes fatos diante de nós:

• "A carne para nada aproveita" (João 6:63).

• “Deus é fiel” (1 Coríntios 10:13).

Também traz outros dois aspectos dos caminhos de Deus para com o Seu povo, a saber:

• Graça de Deus.

• Governo de Deus.

Moisés não sendo permitido de entrar na terra prometida é outro exemplo dos caminhos governamentais de Deus. Quando ele perdeu a paciência com o povo, os chamou de rebeldes, mas o mais grave de tudo foi ter desobedecido ao Senhor ao ferir a rocha, não apenas uma, mas duas vezes, eis o que Deus disse: "Disse Jeová a Moisés e a Arão: Porque não crêstes em mim, para me santificardes aos olhos dos filhos de Israel, portanto não introduzireis esta assembleia na terra que lhes dei" (Números 20:12).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"