Seguidor Fiel - Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 22


Seguiu totalmente

1. “Meu servo Calebe... seguiu-Me totalmente” (Números 14:24 - JND).

2. "Calebe... seguiu totalmente o Senhor" (Números 32:12 - JND).

3. "Calebe ... seguiu totalmente o Senhor" (Deuteronômio 1:36 - JND).

4. “Eu segui totalmente o Senhor meu Deus” (Josué 14:8).

5. "Tu tens seguido totalmente o Senhor meu Deus" (Josué 14:9).

6. "Calebe ... seguiu totalmente o Senhor Deus de Israel" (Josué 14:14).

Calebe é um dos poucos do Antigo Testamento dos quais não temos qualquer falha registrada, (José e Daniel são outros dois). Para o nosso aprendizado, a caneta divina escolheu apenas registrar sua fidelidade e coragem. Seis vezes encontramos confirmado que Calebe seguiu “totalmente” ou “plenamente” ao Senhor. Isto é o que o Senhor deseja de cada um dos seus. Ele não gosta de seguidores indiferentes, Ele quer seguidores de todo o coração.
Observe seis outros versículos sobre este assunto:

“Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração".

“De todo o meu coração te busquei”.

“Guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração".

"Tenho procurado Teu favor de todo o meu coração" (JND)

“De todo o coração guardarei os teus preceitos”.

"Clamei de todo o meu coração".

(Salmo 119:2, 10, 34, 58, 69, 145).

Estamos seguindo ao Senhor, mas deixando certos lugares do nosso coração para nós e para o mundo? Que possamos buscar a recomendação bíblica de Calebe, e não ser como Pedro, que seguiu o Senhor, mas em uma ocasião “seguia-o de longe” (Lucas 22:54). É triste dizer que isso levou Pedro a associar-se àqueles que não tinham amor por seu Senhor e, finalmente, negando-o três vezes, e com juramentos e maldições. Observe a progressão:

• “Pedro seguia-o de longe” (Lucas 22:54).

• "Simão Pedro lá estava, aquentando-se" (João 18:25).

• "Estava sentado com os servos, aquentando-se ao fogo" (Marcos 14:54).

• "E ele negou-O" (Lucas 22:57).

Pedro caminhou, levantou-se e sentou-se onde não deveria estar. Recebemos uma advertência sobre isso no Salmo 1:1. “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores". Que possamos aprender a seguir totalmente e a nos mantermos próximos do Senhor; isso nos preservará de muitas associações profanas e práticas prejudiciais.

Realmente não conhecemos alguém até seguirmos com ele e andarmos na companhia dele. É possível conhecer muito sobre o Senhor, mas na verdade não conhecermos da maneira que deveríamos. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR” (Oséias 6:3). O exercício da vida do apóstolo Paulo foi: “para que eu possa conhece-Lo” (Filipenses 3:10).

Quando eu crescia no Canadá, estudamos muito sobre a história da monarquia britânica e sobre a atual família real britânica. Até hoje conheço muito sobre a rainha Elizabeth II e sua família. Mas afirmar que conheço pessoalmente a rainha da Inglaterra seria um exagero, para dizer o mínimo. Apenas se eu fosse convidado para o Palácio de Buckingham passar algum tempo na companhia dela eu poderia então dizer que realmente a conheço. Eu conheço sobre ela, mas eu não a conheço. E assim é com o Senhor! Você conhece o Senhor ou apenas conhece sobre Ele? Para realmente conhece-Lo , você deve segui-lo totalmente.

O trecho a seguir é uma citação de Sadhu Sundar Singh, um irmão em Cristo que nasceu na Índia em 3 de setembro de 1889, e que seguiu o Senhor contra todas as probabilidades, e muita perseguição:

“Há uma grande diferença entre conhecer sobre Jesus e conhecê-Lo... Se apenas conhecermos a Jesus como um homem bom, um grande exemplo, isso não é uma ajuda para nós. Aqueles que O conhecem sabem Quem Ele é. Quando O conhecemos, tudo é diferente e vivendo em um novo mundo - uma nova atmosfera. O céu começa na terra para nós. Aqueles que O conhecem sabem que Jesus é tudo para eles. Eles podem dar testemunho porque têm vivido com Ele... Se vivermos Nele, Ele Se revelará a nós e nós daremos testemunho - não apenas por um dia ou uma noite...”.

Podemos acrescentar que Calebe era uma pessoa verdadeiramente dedicada! Dedicação não é apenas lermos nossas Bíblias e sermos um servo fiel. Não é simplesmente estar envolvido na obra do Senhor, e procurar por Sua direção e bênção. É muito mais! É muito mais profundo! É ter o próprio Senhor Jesus Cristo como o único deleite do coração, e nossos pensamentos se concentrarem em torno Dele. A dedicação não é tanto ocupar-se de Cristo, mas ocupar-se com Cristo e segui-Lo, não apenas porque traz alegria ao nosso coração, mas porque deleita o Seu coração.

É muito mais fácil seguir alguém do que apenas receber orientações. Lembro-me de estar em uma cidade que não conhecia e, eventualmente, parar e perguntar para alguém onde ficava tal lugar. A pessoa que eu perguntava dava voltas e reviravoltas, parava e retomava, e então finalmente percebia pelo olhar perplexo no meu rosto que eu não estava entendendo nada. Ele então dizia que estavam indo naquela direção e bastava segui-lo. Deus nos deu instruções e orientações infalíveis nas Escrituras. "Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho" (Salmo 119:105). E não apenas isso, mas lemos também:

"Ele vai adiante" (João 10:4). 

Que seja ainda mais observado que Calebe seguiu ao Senhor por toda a sua vida. Deus procura mais do que apenas um bom começo; é a continuação que Ele deseja. De Daniel é dito: "E Daniel continuou" (Daniel 1:21 - JND). Muitos na história do povo de Deus tiveram um bom começo, mas um final ruim, mas isso não tem que ser o caso em sua vida e na minha. Para Timóteo foi dito: "Tu, permanece” (2 Timóteo 3:14). Dos primeiros cristãos, lemos: “E eles continuaram firmemente” (Atos 2:42 - KJV). Apesar de conflitos e disputas entre os discípulos no cenáculo, o Senhor os recomendou dizendo: “Vós sois os que tem continuado comigo” (Lucas 22:28 - KJV).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"