As parábolas de nosso Senhor - A pérola de grande valor


É uma noção comum que a pérola de grande valor é o próprio Salvador, que parece quase desrespeitoso contestar isso. No entanto, a interpretação popular está aberta a sérias dúvidas por dois motivos:

(1) colocaria essa parábola totalmente fora de harmonia com o ensino de seu contexto;

(2) representa o pecador como sacrificando algo - de fato - para adquirir a Cristo.

Mas Cristo não pode ser comprado. Ele é o dom inefável de Deus ao homem, e todas as bênçãos que são fruto de Sua expiação - vida eterna, etc - também são presentes. Pedro censurou severamente o homem que pensava que o dom de Deus poderia ser comprado com dinheiro (Atos 8:18-23). Além disso, o pecador é representado nas Escrituras como “não tendo com o que pagar" (Lucas 7:42). Quem não pode cumprir suas justas obrigações certamente não está em posição de comprar pérolas caras. E deve-se lembrar que é o Salvador que busca o pecador, e não o contrário.

A parábola é assim: "O Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a" (Mateus 13:45-46). Como no caso do tesouro escondido, o comprador é Cristo. A pérola é a Igreja, que, nas Escrituras, é o conjunto de todas as pessoas crentes desde a descida do Espírito Santo, até a vinda do Salvador nos ares (Atos 2; 1 Tessalonicenses 4:15-18). O tesouro escondido consiste de centenas de peças de ouro e de prata e, portanto, representa adequadamente os crentes em todas as épocas, que foram e ainda serão salvos das ruínas do mundo de Adão pela infinita graça de Deus. Mas a pérola representa especificamente os salvos de todo o período cristão.

A Igreja ocupa um lugar muito especial nos caminhos de Deus. Os propósitos divinos a respeito dela foram mantidos em segredo no seio divino até que Paulo foi levantado como um vaso escolhido para comunicá-los aos homens (Efésios 3:3-4). Ele era, em um sentido singular, o ministro da Igreja; e com ele aprendemos que a Igreja é o corpo de Cristo agora e será Sua noiva por toda a eternidade. Nesse relacionamento especial, os salvos das eras anteriores e posteriores não terão parte, embora o lar eterno de todos os santos de Deus seja um - "a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" (Hebreus 12:22).

A pérola única mostra a unidade e a beleza da Igreja como Cristo a vê e estima. O alegre Homem que achou da parábola anterior é o mesmo Homem que busca boas pérolas na parábola diante de nós. Para ter a pérola para si, Ele sacrificou tudo. Ele deixou a glória do céu e aceitou em seu lugar as humildes circunstâncias da terra. Também renunciou a Seu trono terrestre como filho e herdeiro de Davi e aceitou a cruz e a sepultura. Tudo isso para que Ele pudesse possuir a pérola sobre a qual havia colocado o Seu coração. Como o Espírito coloca em outro lugar: "Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25). Certamente as afeições de todos os objetos de Seu favor devem ser colocadas sobre esse Salvador para sempre.


W. W. Fereday

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Até que Ele venha"

20 - Olhar para Jesus

Capítulo 1 - "Tudo JÁ está preparado"